Afinal o que é Big Data e para que serve?
No mundo atual a cada dia surgem mais empresas que modificam totalmente mercados bem estabelecidos oferecendo algum produto ou serviço que até então nem poderia ser imaginado pela maioria dos consumidores. Imagine como o AirBnb modificou radicalmente o mercado de hotelaria ou o Uber modificou o mercado de transporte. Com o Itunes modificou por completo o mercado fonográfico ou como o Nubank modificou o mercado de cartões de crédito. Podemos citar aqui mais e mais exemplos, mas a pergunta que fica é: como essas empresas conseguiram criar uma disrupção dessa grandeza e revolucionar mercados mundialmente muito relevantes econômica e financeiramente, com players globais estabelecidos há décadas e com marcas poderosas?
Provavelmente essa pergunta não tem uma única resposta, mas com certeza um dos fatores principais que levaram a essa disrupção foi um termo conhecimento atualmente como Big Data. É um termo amplamente utilizado para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados. A análise adequada de tais grandes conjuntos de dados permite encontrar novas correlações, como por exemplo: “tendências de negócios no local, prevenção de doenças, combate à criminalidade e assim por diante”. Cientistas, empresários, profissionais de mídia e publicidade e Governos regularmente enfrentam dificuldades em áreas com grandes conjuntos de dados.
Esse enorme volume de dados que é gerado atualmente de diversas fontes, tais como celulares, redes sociais, internet, entre outras produz diversas oportunidades para as empresas que estão preparadas para explorar essas informações. A partir do cruzamento desses dados conseguimos obter insights rápidos e preciosos. A exigência dos consumidores e o aumento da competitividade em todos os mercados nos força a inovar e ter esse caminho como premissa básica de qualquer negócio. Por isso o Big Data é tão essencial nos dias de hoje. Conseguimos obter informações de mercado por meio de nossos consumidores, extraindo o que eles estão dizendo sobre tudo o que você faz. Insatisfações, satisfações, desejos, necessidades entre outros, são possíveis de captar em mídias sociais e cruzar com dados internos de sua empresa e assim criar insights incríveis.
A essência do conceito está em gerar valor para negócios. Quanto mais dados temos, maior o esforço de processamento para gerar informações. Sendo assim, a velocidade para obter a informação faz parte do sucesso que o Big Data pode proporcionar em sua empresa.
Para isso o mercado está cada vez mais buscando profissionais que dominem esse novo conceito pois entendem que isso é fundamental para a sua perpetuidade no mercado. O que há pouco tempo atrás era um conceito inovador, hoje já pode ser considerado quase como uma necessidade básica de qualquer empresa que queira ter um futuro brilhante pela frente. Para você que tem interesse nesse assunto pode ser uma oportunidade de alavancar a sua carreira profissional de forma surpreendente, pois bons profissionais nessa área são muito valorizados e disputados no mercado atualmente.
A FC Educa Mackenzie está com matrículas abertas para o curso de pós-graduação em Ciência dos Dados – Big Data Analytics. O curso tem como objetivo capacitar profissionais no entendimento teórico e prático do processo de Big Data, envolvendo tarefas como coleta, armazenamento, processamento e visualização de dados, métodos fundamentais para profissionais que atuam como Cientista de Dados. Complementarmente, o curso ainda tem como finalidade capacitar profissionais na gestão do ciclo de vida de grandes volumes de dados, contribuindo aos novos desafios corporativos na era do Big Data, como na formação de futuros CDO – Chief Data Officer – chefe executivo de dados. Entre em contato conosco para mais informações.
Deixe uma resposta