Como a liderança pode influenciar o trabalho em equipe e auxiliar na resolução de conflitos internos?
A liderança é um tema recorrente nas empresas, foco de inúmeras discussões e estudos, bem como publicações das mais variadas formas: livros, palestras, blogs, cursos, webinars, podcasts entre outros. Nos tempos modernos quem realmente pratica a verdadeira liderança sempre tem uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Acaba se destacando de alguma forma e sai na frente dos demais. Mas afinal o que de fato é liderança e como ela pode auxiliar o trabalho da sua equipe, independente da área atuação, na resolução de conflitos?
Existem inúmeras definições sobre o que é liderança. Não vamos aqui discutir qual é a melhor ou a mais adequada. Vamos nos concentrar na seguinte abordagem: liderança nada mais é do que a habilidade de conduzir um grupo a colaborar de maneira voluntária na busca de um objetivo em comum. Dessa forma podemos entender claramente que trata-se de uma habilidade que portanto pode ser desenvolvida. Para alguns profissionais esse desenvolvimento pode ser mais rápido enquanto para outros pode ser mais desafiador. Não existe o líder nato, que nasceu para ser líder. Cada pessoa pode ao longo da sua trajetória desenvolver essas habilidades que fundamentalmente são essenciais para o sucesso de organizações e para a carreira profissional, através de estudos e aplicação de técnicas de liderança.
Cada líder tem o seu estilo e as suas características próprias. Alguns são mais democráticos, outros mais liberais. Temos também os autoritários, os paternais, os meritocráticos e os transformadores. Um bom líder consegue na verdade adotar cada um desses estilos, conforme o objetivo a ser alcançado e as características dos profissionais que formam a equipe. Um líder que não tem essa habilidade acaba ficando restrito a trabalhar apenas em determinadas situações em função do seu estilo mais limitado de liderar. Para cada situação, para cada objetivo, para cada equipe, um estilo de liderança deve ser adotado. Dessa forma o líder consegue facilmente criar um ambiente agradável e saudável para que os membros da equipe trabalhem em harmonia e tenham a motivação necessária para buscar os resultados. Os conflitos acontecem exatamente quando o estilo de liderança não é o adequado para aquela equipe e aquele objetivo ou quando claramente falta no líder as características básicas e fundamentais da liderança. As suas atitudes e os seus comportamentos acabam não inspirando e motivando a sua equipe a trabalhar em conjunto com harmonia e empenho. O caos é automaticamente criado e as pessoas ficam sem rumo, sem direção e acabam tentando assumir o papel da liderança e isso gera inúmeros conflitos.
A boa notícia é que você pode sim desenvolver as suas habilidades de liderança para trabalhar em equipe e solucionar conflitos com muito mais assertividade. Pode aprender técnicas e ferramentas que auxiliam a ter uma equipe harmônica, com alta produtividade e alto desempenho. Pense nisso e procure estudar sobre esse assunto pois com certeza todos nós temos a possibilidade de desenvolver esse potencial e nos tornarmos grandes líderes.
Deixe uma resposta